quarta-feira, 12 de junho de 2013

Estudo Tentações - Parte III




ATITUDES PREVENTIVAS CONTRA TENTAÇÕES:

Creio que existam certas atitudes que podem nos manter a uma maior distância das tentações. or; Editora Central Gospel; p.16). (Provérbios 9.10, Mt 10.16 e Romanos 16.19).

b) Andar na ve...rdade. “Basicamente, toda tentação é constituída de mentiras, desordem, enganos e traição. É possível que ela mencione algo da verdade, ou seja parte da mesma, como ocorreu com o Senhor Jesus ao ser tentado pelo diabo no deserto. Ele usou certa verdade para ludibriar, como fez também com Eva lá no Éden (Gênesis 3). A pessoa que segue fielmente o Senhor Jesus crê na verdade, aplica a mesma em sua vida como regra fundamental de fé, pautando os passos e o estilo de vida nessa verdade (Efésios 4.25ª).” (IN: Pr. Joá Caitano da Silva; COMO ENFRENTAR AS BATALHAS ESPIRITUAIS – Revista do professor; Editora Central Gospel; p.17). “Satanás usa constantemente o uso de sofismas. Sofisma é um argumento falso intencionalmente feito para induzir outrem em erro” (IN: Pequena enciclopédia bíblica O. S. Boyer).

c) Estar sempre alerta. Jesus falou para seus discípulos: “vigiem e orem para que não caiam em tentação.” A Palavra nos diz que o nosso inimigo anda ao derredor procurando quem possa devorar. Portanto, a nossa atitude deve ser de vigilância constante. Foi numa atitude de descuido que Davi foi tentado. Ele passeava pelo terraço quando viu Bate-Seba tomando banho e seu coração foi cheio de lascívia (2 Sm 11). É necessário estarmos sempre alertas e não descuidar nos tempos “livres” e “ociosos”.

d) Viver como filhos da luz. Aquele que vive em Cristo vive na luz e não nas trevas. O cristão não pode ter uma vida cinza, nebulosa, numa mistura entre as trevas e luz. As nossas obras e atitudes precisam ser de alguém que vive na luz. “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas á luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso” (Efésios 5.8-12 – NVI – O negrito é meu).

e) Praticar as boas obras. “Uma forma eficaz, altamente produtiva, para se obter vitória nas tentações, por piores que sejam, é andar constantemente praticando boas obras (…) O cristão pode e deve neutralizar as tentações envolvendo-se na prática das boas obras. Tiago observa que as boas obras não salvam. Ninguém entrará no céu pela prática de boas obras. No entanto, ele mesmo afirma que a fé sem obras de nada se aproveita (Tg 2.14-17) (IN: Pr. Joá Caitano da Silva; COMO ENFRENTAR AS BATALHAS ESPIRITUAIS – Revista do professor; Editora Central Gospel; p.17). A Palavra diz que os salvos praticam boas obras. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2.10).

f) Lembre-se de que o sofrimento final irá em breve apagar o prazer temporário. “Moisés fez exatamente isso quando decidiu andar com Deus em vez de deixar-se absorver pelo estilo de vida egípcio. Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado (Hb 11.24 e 25). Prazeres transitórios do pecado. O pecado dá prazer? Pode apostar! É tão agradável que as pessoas arriscam a reputação para provar o seu sabor. Quando agimos assim, todos os esforços da nossa mente para nos avisar dos perigos do pecado são neutralizados. Desligamos os alarmes internos ao ascendermos o desejo” (IN: Charles Swindoll, Perseverança p.121 – Editora Mundo Cristão, São Paulo, 2004).



CONCLUSÃO:


Todos nós somos tentados em algum momento. Porém Deus não permite que a tentação seja acima do que podemos suportar e providencia um escape. Devemos conhecer as formas de livramento e ter atitudes preventivas para que não caíamos nas tentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário